Treinamento de Força e Instabilidade

O treinamento de força em bases instáveis, recentemente, vem sendo bastante utilizado por professores e treinadores, seja para melhorar de fato a capacidade do seu aluno, acrescentar algo relevante, ou simplesmente para ganhar views nas mídias sociais e vender cursos e palestras sobre algo "novo" ou "milagroso". Muitos do que usam essa ferramenta não sabem … Continue lendo Treinamento de Força e Instabilidade

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Treinamento contínuo versus intervalado

Hoje em dia é cada vez mais comum se falar em treinamento intervalado e dos seus benefícios para o emagrecimento e para melhora da aptidão física que pode levar a melhora no desempenho em modalidades de endurance. Apesar do apelo do treinamento intervalado ser muito mais forte para o emagrecimento, nesse post irei comparar esse … Continue lendo Treinamento contínuo versus intervalado

Treinamento de Força para Hipertensos

A hipertensão é caracterizada pela manutenção dos níveis de pressão arterial acima dos considerados normais. É uma doença crônico degenerativa e que na maioria dos casos é assintomática, podendo gerar lesões a órgãos alvos, como o coração, cérebro e nos rins. Há duas maneiras de controlar a hipertensão: Através de um tratamento medicamentoso (uso de … Continue lendo Treinamento de Força para Hipertensos

Especificidade para corredores

Dando continuidade nosso último post sobre a importância da especificidade no treinamento, hoje irei falar como encaixar exercícios específicos no programa de treinamento de força para corredores. Como já havia dito em alguns posts anteriores, o treinamento pliométrico (TP) é uma boa estratégia para se incorporar no programa de treino dos corredores, pois, ele tem … Continue lendo Especificidade para corredores

Especificidade no Treinamento

Hoje falarei brevemente sobre especificidade e sua importância no treinamento, seja para corredores, nadadores, ciclistas e etc. Quando falamos em melhora de desempenho, devemos pensar na especificidade do programa treinamento e principalmente na especificidade dos exercícios. Exercícios específicos são relatados como, exercícios que possuem estrutura parcial ou semelhante a estrutura do movimento de competição ou … Continue lendo Especificidade no Treinamento

Treinamento de força + treinamento aeróbio = Treinamento concorrente

Nos posts anteriores aqui do blog, vimos que é importante incorporar o treinamento de força (TF) no programa de treinamento de corredores, só que ainda a dúvidas de como encaixar esse TF na rotina de treinos aeróbicos (TA) sem que haja o efeito de interferência. Então, nesse post irei abordar alguns aspectos sobre o Treinamento … Continue lendo Treinamento de força + treinamento aeróbio = Treinamento concorrente

Estratégia de treinamento para corredores

No último post do blog falei aqui no blog sobre a importância do treinamento de força para corredores. Hoje falarei um pouco sobre uma boa estratégia de treinamento que visa melhorar o desempenho dos corredores, quando incorporada no seu programa de treinamento. Estou falando da Pliometria! A Pliometria é caracterizada como um método de treino que … Continue lendo Estratégia de treinamento para corredores

Treinamento de Força para corredores

Dando sequência em um post aqui do blog onde abordei o fenômeno das corridas de rua, hoje irei falar sobre a importância do TF para corredores. Por que razão os corredores devem treinar força? Treinar força, seja o treinamento de força tradicional ou de potência, é fundamental para evitar lesões e melhorar o desempenho. Quando … Continue lendo Treinamento de Força para corredores

A importância do exercício para os idosos

Quando se fala em exercício físico, logo pensamos em estética. E estética está relacionado a pessoas jovens, pessoas que estão iniciando ou estão há caminho de se consolidar na vida, seja ela profissional, social ou amorosa. Por mais que tenhamos esse pensamento, sabemos que o exercício físico vai além da estética e que ela deve … Continue lendo A importância do exercício para os idosos